O governador do Rio de Janeir, Wilson Witzel, assinou um decreto que libera, neste sábado (6), o funcionamento parcial de bares, restaurantes e shoppings. Também foi liberada a volta do futebol e de outros esportes de alto rendimento, desde que sem a presença de público.

As medidas foram anunciadas na última sexta-feira (5), quando o estado registrou 6.473 mortes pelo novo coronavírus e cerca de 63 mil casos da doença. De acordo com informações do G1, o governo alegou que dados indicam a desaceleração da pandemia.

Os estabelecimentos abertos deverão seguir protocolos e medidas de segurança, como: distância mínima de um metrô entre as pessoas, disponibilização de álcool em gel 70%; e obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários.

O decreto ainda determina horários específicos para funcionamento de setores do comércio e da indústria, para evitar aglomerações. Indústria e serviços funcionam das 9h às 17h; o comércio varejista, exceto shoppings, das 11h às 19h; construção civil, das 7h às 15h; e o comércio de produtos essenciais, da meia-noite às 23h59.

Por outro lado, foram prorrogados até 21 de junho outras medidas restritivas. Seguem proibidas aulas presenciais, atividades coletivas em cinemas e teatros, funcionamento de academias de ginástica, visita a unidades prisionais e pacientes com Covid-19, bem como permanência em praias, lagoas, rios e piscinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui