Os devotos de Santa Bárbara, conhecida como a protetora contra relâmpagos e tempestades, celebram a festa da padroeira nesse mês de dezembro. As homenagens começaram neste domingo (1) com um tríduo preparatório e nos dias 2 e 3 de dezembro, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho).

No dia dedicado à Santa (4) os devotos farão uma alvorada festiva às 5h, seguida de repique de sinos às 6h. A Missa campal será às 8h, presidida pelo capelão, padre Jonathan de Jesus da Silva. Logo após a Celebração Eucarística acontecerá uma procissão, que sairá da Igreja do

Rosário de Pretos, passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. Ao chegar ao Corpo de Bombeiros (Barroquinha), os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação e, logo após, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho.

As homenagens também acontecerão na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico. No dia 3 de dezembro, às 15h30, quem desejar saber mais sobre Santa Bárbara poderá participar do colóquio “Origem e expansão da Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico de Salvador: fé e tradição religiosa”, que será conduzido pela historiadora e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professora Lúcia Góes. Em seguida, por volta das 17h será celebrada a Missa.

SERVIÇO
O QUÊ: Festa de Santa Bárbara
QUANDO: Tríduo de 1º a 3 de dezembro / Festa: 4 de dezembro / Colóquio: 3 de dezembro
ONDE: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos / Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo.

BNews.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui