Início Site

Simone e Simaria lançam clipe da música gravada com Marília Mendonça

0

Gravado no início de agosto, o clipe que reuniu Simone e Simaria e Marília Mendonça foi lançado nesta terça-feira (1º). A produção foi da música “O Que É, O Que É?”, composta pelo baiano Tierry, e contou com a participação de artistas e influenciadores como Rafael e sua esposa, Débora Cunha, Lexa, Jotinha, Maax Bezerra e Gkay.
Com uma letra pra lá de divertida, as irmãs ainda trouxeram um grande elenco para participar no videoclipe, que tem direção de João Monteiro e produção de Toti Higashi.

Bnews.

Bahia tem 14 mortes pelo novo coronavírus

0

A Bahia contabiliza 462 casos confirmados e 14 mortos pelo novo coronavírus até a tarde desta terça-feira (7), de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab). Entre as mortes, 10 foram registradas em Salvador e quatro no interior do estado, nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1).

O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital.

A Sesab informa que até o momento, 2.511 casos foram descartados. Os números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça. Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Até o momento 51 municípios baianos registram casos positivos de Covid-19.

Bahia Noticias

Bahia registra 25 novos casos de coronavírus; número de mortes sobe para 14

0

O número de casos confirmados de coronavírus no estado da Bahia subiu para 462, representando 4,99% do total de notificações registradas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até o momento, 2.511 casos foram descartados.

O número de mortes também aumentou, agora o estado tem 14 mortes confirmadas pela doença. São 10 casos confirmados em Salvador, um em Lauro de Freitas, um em Itapetinga, um em Utinga e um em Adustina.

O 14° caso confirmado de morte é de uma mulher que morava em Salvador. Ela tinha 51 anos e possuía histórico de hipertensão e diabetes. A paciente estava internada desde o dia 25 de março em um hospital da rede privada e morreu nesta terça-feira (7).

Ao todo, a Sesab informou que 106 pessoas já estão recuperadas da Covid-19, porém ainda há 51 pacientes internados em hospitais da rede estadual, 26 deles estão em UTI.

Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,01%). A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,71% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa faixa etária.

Pesquisa identifica medicamentos que podem combater o coronavírus

0

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está testando medicamentos que podem auxiliar no combate ao coronavírus. A organização vinculada ao ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está procurando substâncias que possam ser usadas contra o vírus SARS-Cov-2. A pesquisa acontece em substâncias já regulamentadas para uso no Brasil.

Segundo a pesquisadora Daniela Trivella, entre os 2 mil medicamentos analisados na primeira etapa de testes, dois mostraram resultados promissores. O CNPEM não divulga quais são para evitar automedicação. Porém, de acordo com Daniela, ambas as substâncias têm várias características que podem permitir o uso contra a doença. “São economicamente acessíveis, bem tolerados em geral, comumente utilizados por pessoas dos mais diversos perfis e, um deles, inclusive, está disponível em formulação pediátrica”, enumerou.

Estão sendo avaliados medicamentos dos mais diversos tipos: analgésicos, anti-hipertensivos, antibióticos, diuréticos entre outros. A pesquisadora explica que os experimentos feitos em laboratório buscam identificar substâncias que inibam a replicação do vírus dentro do corpo. “Passo fundamental para impedir ou reduzir a infecção viral”, enfatiza.

A partir dos resultados obtidos até agora, as duas substâncias que obtiveram bom desempenho continuarão ser testadas em células para novas avaliações. “Acreditamos que em cerca de duas semanas teremos os resultados que devem anteceder os testes clínicos”, acrescenta Daniela. Será feito, então, um relatório que reunirá as informações colhidas em laboratório com aquilo que já se sabe sobre os efeitos desses medicamentos em seres humanos.

Esse documento vai embasar testes clínicos, em pessoas infectadas com o vírus, que podem ser feitos dentro da Rede Vírus, iniciativa do MCTIC que reúne centros de pesquisa que estão procurando formas de combater o coronavírus.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Agência Brasil

Juiz federal bloqueia dinheiro dos fundos partidário e eleitoral para uso contra coronavírus

0


Ojuiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou o bloqueio do repasse de valores da União ao fundo eleitoral e ao fundo partidário e autorizou que o governo federal utilize essa verba para as ações de combate ao coronavírus. O fundo eleitoral prevê verba de R$ 2,034 bilhões e o fundo partidário soma R$ 959 milhões.

O pedido foi formulado por um advogado de São Paulo em uma ação popular. “Determino, em decorrência, o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário, cujos valores não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à Disposição do Tribunal Superior Eleitoral. Os valores podem, contudo, a critério do Chefe do Poder Executivo, ser usados em favor de campanhas para o combate à Pandemia de Coronavírus – Covid-19, ou a amenizar suas consequências econômicas”, ordenou o magistrado.

Na decisão, o magistrado afirmou que a crise motivada pelos efeitos da pandemia na atividade econômica é “concreta, palpável”, com trabalhadores informais já passando por “dificuldades de ordem alimentar” e o fechamento do comércio, gerando onda de “desemprego em massa”.

“Nesse contexto, a manutenção de fundos partidários e eleitorais incólumes, à disposição de partidos políticos, ainda que no interesse da cidadania (Art. 1º, inciso II da Constituição), se afigura contrária à moralidade pública, aos princípios da dignidade da pessoa Humana (Art. 1º, inciso III da Constituição), dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (Art. 1º, inciso IV da Constituição) e, ainda, ao propósito de construção de uma sociedade solidária (Art. 3º, inciso I da Constituição)”, escreveu o juiz.

Blitz detecta um caso positivo de Covid-19

0


Oprimeiro dia da testagem rápida para detecção do novo coronavírus, na capital baiana, registrou um resultado positivo para o vírus, nesta terça-feira (7), no bairro da Pituba, segundo informações do secretário municipal de Saúde, Leo Prates. 

Ainda conforme o porta-voz da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram realizados 124 testes através da pasta de saúde e da Transalvador. 

A blitz da Covid-19 aferiu a temperatura das pessoas, que estavam dentro de seus carros, sendo encaminhados para realizar o teste rápido aqueles com quadro febril acima de 37, 8 ºC. 

Nesta quarta-feira (8), a ação vai acontecer na 1ª Rótula de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

Médico e bebê são infectados durante parto em Feira de Santana

0


Um médico foi infectado pelo coronavírus durante o parto de uma mulher de 28 anos, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a prefeitura, o bebê também foi contaminado ao nascer, em uma maternidade particular.

A parturiente contraiu Covid-19 dos pais que viajaram de Brasília para visitar a gestante. Contudo, a transmissão local também afetou um irmão, uma amiga e o marido da mulher que pariu, de acordo com uma fonte que preferiu anonimato. 

O caso raro de transmissão do novo coronavírus aconteceu há 10 dias, contudo foi revelado na segunda-feira (6), após os exames positivos para Covid-19 da criança e do profissional de saúde serem apresentados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia.

A mulher está internada na UTI do EMEC, e o estado de saúde da paciente é estável. O recém-nascido, marido, irmão, marido, pais, amiga e médico estão recebendo os tratamentos em casa, pois ainda não manifestaram agravamento dos sintomas da doença. 

O infectologista Cláudio Bastos, informou que a contaminação neste caso, pode ter ocorrido, por vias áreas, contato pele a pele ou a proximidade com a região do ânus, já que as fezes já foi constatado a presença do vírus.

O hospital também está com outro profissional de saúde internado na UTI do local. A enfermeira não teve contato com a parturiente. 

O município de Feira de Santana tem 27 registros de coronavírus. Nenhum óbito.

SAJ e mais nove cidades anunciam cancelamento dos festejos juninos

0

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (07), o Prefeito Rogério Andrade anunciou o cancelamento dos festejos juninos 2020 em Santo Antônio de Jesus. A decisão foi tomada em conjunto com prefeitos de mais nove municípios baianos, em face do avanço da contaminação do Covid-19 (novo Coronavírus) em todo o país.
Apesar das medidas adotadas na cidade estarem surtindo efeito e nenhum caso ter sido confirmado até o momento, o gestor afirmou que cancelar os festejos é um ato de responsabilidade para com a população, visto que, segundo especialistas, o pico da contaminação no país deve acontecer entre os meses de maio e junho, e na Bahia, que ainda não entrou na fase crítica, o pico poderá se estender até final de julho.
O prefeito lembrou que mesmo com o planejamento adiantado, algumas medidas como contratação de bandas, estrutura e lançamento de editais culturais relativos aos festejos, precisam de tempo para se efetivarem. Lembrou também que o cancelamento com antecedência é necessário para evitar prejuízos ainda maiores para o comércio local, ambulantes e demais pessoas que investem na aquisição de produtos para esta época do ano.
Além de Santo Antônio de Jesus, a decisão coletiva engloba as cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim, Seabra, Itaberaba, Miguel Calmon, Ibicuí e Piritiba. Os gestores decidiram também proibir a realização de todo e qualquer evento festivo de natureza pública, privada ou religiosa, até o dia 31 de julho de 2020, com o objetivo de evitar aglomerações. As decisões serão transformadas em decretos.
– “A nossa preocupação neste momento é preservar vidas. Estou muito triste e preocupado com toda a situação. Sei o quanto os festejos ajudam a impulsionar a economia local. Apesar de ser uma decisão difícil, é o caminho certo a seguir para que possamos frear a disseminação do vírus. Nossa cidade recebe cerca de 100 mil pessoas por dia durante o São João, o festejo principal, além de mobilizar um grande público nas festas de Santo Antônio e São Pedro. Mas, precisaremos abrir mão dos festejos para garantir o isolamento social e a preservação da vida das pessoas, nosso bem maior.” – Afirmou o Prefeito Rogério Andrade.
O comunicado assinado conjuntamente pelos dez prefeitos termina com uma súplica a Deus: “Na certeza de que a preservação da vida humana está sendo colocada acima de qualquer outro interesse, suplicamos a proteção Divina”.Ascom Prefeitura SAJ

Fiocruz: medicamento contra Aids é mais eficaz para coronavírus do que a cloroquina

0

O Atazanavir, medicamento já utilizado no tratamento de pacientes com HIV, tem melhor performance no combate ao novo coronavírus (Covid-19) do que a cloroquina.

A informação foi revelada em estudo publicado por um grupo de cientistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os efeitos do medicamento foram promissores, com testeis feitos in vitro.

De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, ainda é preciso fazer ensaios clínicos, em pessoas, para que seus efeitos positivos sejam comprovados no uso prático.

Mas, de modo geral, o medicamento usado no tratamento de Aids se mostrou mais eficiente para quebrar uma enzima chave para a multiplicação do novo coronavírus, o que impediria a sua multiplicação no organismo.

“O Atazanavir pode vir a compor o arsenal de me dicamentos contra o coronavírus”, diz Thiago Moreno Souza, da Fiocruz, que participa do estudo.

Uma das vantagens do Atazanavir é ser um antirretroviral já conhecido e fabricado no Brasil.

Empresas criam movimento para evitar demissões durante pandemia

0


Com as medidas de fechamento de parte das empresas para diminuir a disseminação do novo coronavírus, um grupo de empresários no Brasil divulgou manifesto no qual se comprometem a manter os empregos dos funcionários, ao menos, pelos próximos dois meses. As empresas que assinam o documento divulgado no site “Não demita!” incluem bancos, corretoras, construtoras, lojas de varejo e algumas do setor de saúde. 

“Mantendo nossos quadros ajudaremos a evitar ou minimizar um possível colapso econômico e social. Se você tem fábricas ou instalações, siga as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde] e do Ministério da Saúde. Crie um ambiente de trabalho em que as pessoas possam comer e trabalhar com distância física, e assim se sintam tão seguros quanto se estivessem em casa”, diz trecho do manifesto.

Para essas empresa, “a primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona a você – começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio”.

O manifesto destaca que demitir um funcionário gera um custo imediato, muitas vezes maior que garantir dois meses de salários, afirmando que há linhas de crédito e soluções que estão sendo criadas para ajudar as empresas a atravessar este momento.

Outra orientação diz respeito à ajuda para o restante da população. “Se você tiver força financeira, ajude as pessoas que moram nas nossas comunidades a terem condições de sobrevivência. Essas pessoas também são empreendedoras. São os vendedores de pipoca, de cachorro-quente, as manicures e diversos outros que não têm com quem contar. Elas também ajudam a levar o nosso país para frente, mas neste momento não podem sair de casa para lutar pela sobrevivência”.

Autônomo pode baixar aplicativo a partir de hoje para renda de R$ 600

0
Caixa Econômica Federal inicia hoje (13) a liberação do saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A partir das 9h de hoje (7), de 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais poderão baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal que permitirá o cadastramento para receberem a renda básica emergencial. 

O auxílio – de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras – será pago por pelo menos três meses para compensar a perda de renda decorrente da pandemia de coronavírus.

A Caixa também lançará uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para a retirada de dúvidas e a realização do cadastro. Detalhes como o nome do aplicativo, o endereço do site e o número da central telefônica serão divulgados pelos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes; pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães; e pelo presidente do Dataprev, Gustavo Canuto, em evento nesta manhã no Palácio do Planalto.

Deverão cadastrar-se trabalhadores autônomos não inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam nenhuma contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.

Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) já teve o nome processado pela Caixa Econômica e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial. Ontem (6) à noite, o ministro Onyx Lorenzoni disse que os primeiros benefícios começarão a ser pagos ainda hoje para quem está nos cadastros do governo. Segundo ele, o pagamento para esse primeiro grupo deve ser concluído até amanhã (8).

Funcionamento

Quanto aos trabalhadores autônomos ainda não cadastrados, o pagamento será feito até 48 horas depois da conclusão do cadastro no aplicativo. O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos.

Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas. O próprio aplicativo, ao analisar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) , verificará se o trabalhador cumpre os cerca de dez requisitos exigidos pela lei para o recebimento da renda básica.

Bolsa Família

O terceiro grupo é formado pelos beneficiários do Programa Bolsa Família, que não precisarão baixar o aplicativo. Segundo Lorenzoni, eles já estão inscritos na base de dados e poderão – entre os dias 16 e 30 – escolher se receberão o Bolsa Família ou a renda básica emergencial, optando pelo valor mais vantajoso.

O ministro da Cidadania lembrou que o benefício de março do Bolsa Família terminou de ser pago no último dia 30. Para ele, o pagamento do novo benefício a essas famílias antes do dia 16 complicaria o trabalho do governo federal, que ainda está consolidando a base de dados, de separar os grupos de beneficiários.

Outro aplicativo

Além da ferramenta para o cadastro de trabalhadores autônomos, a Caixa lançará um aplicativo exclusivo para o pagamento da renda básica emergencial. 

Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, esse segundo aplicativo funcionará de modo semelhante ao do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo escolher uma conta bancária para o recebimento ou optar pelo saque em casas lotéricas.

Agência Brasil

Siga-nos nas redes sociais

74,381FãsCurtir
3,980SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Ultimos posts

Close