Eleição nos EUA: Site eleitoral da Geórgia é alvo de ataque hacker de país estrangeiro, diz autoridade
Autoridades informaram que conseguiram evitar que uma invasão acontecesse. Site alvo de ataque é usado para que eleitores solicitem cédulas de votação. Trabalhadores eleitorais supervisionam a votação antecipada em uma estação de votação em Marietta, na Geórgia, nesta terça (15)
Jayla Whitfield-Anderson/Reuters
Uma autoridade da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (23) que o site eleitoral do estado foi alvo de uma tentativa de ataque hacker. Investigações apontam que o atentado veio de um país estrangeiro. As informações foram divulgadas pela rede de TV norte-americana CNN.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A Geórgia é um dos estados-chave na eleição presidencial dos Estados Unidos e pode ser fundamental no resultado final do pleito. Donald Trump e Kamala Harris aparecem tecnicamente empatados no estado, segundo pesquisas.
De acordo a CNN, as autoridades conseguiram evitar que o site fosse invadido. A ferramenta é usada por eleitores que desejam solicitar cédulas de votação. Os documentos são usados por quem deseja votar antecipadamente, principalmente pelo correio.
A tentativa de ataque aconteceu nas últimas semanas. O site eleitoral não chegou a sair do ar, mas enfrentou lentidão, conforme as autoridades.
À CNN, um funcionário do gabinete de Estado da Geórgia afirmou que centenas de milhares de endereços de IP de países diferentes inundaram o site eleitoral com tráfego falso.
O FBI e outras agências federais foram comunicadas da tentativa de invasão. A Geórgia afirmou que a votação continua normalmente.
Nesta quarta-feira, a Microsoft revelou que hackers iranianos estão sondando sites relacionados às eleições nos EUA, além de portais da imprensa norte-americana. Não há informações sobre se o Irã tem alguma relação com a tentativa de ataque ao site da Geórgia.
VÍDEOS: mais assistidos do g1