EUA anunciam envio de mais tropas e caças para o Oriente Médio

0

Envio, que inclui ‘milhares de tropas’ e de equipamentos americanos à região, ocorre para reforçar a defesa de Israel, segundo Pentágono. Exército israelense iniciou incursões por terra no Líbano nesta segunda (30). Militares da Marinha dos EUA se posicionam no entorno de um caça F-35, no porta-aviões USS George Washington
Victor R. Caivano/AP Photo
Os EUA vão enviar “alguns milhares” de tropas para o Oriente Médio para reforçar a segurança de Israel e, se necessário, defender seu aliado na região, disse o Pentágono nesta segunda-feira (30). O anúncio ocorre em meio à notícia de que Israel já iniciou incursões por terra na fronteira com o Líbano.
As forças adicionais elevariam o número total de tropas na região para até 43 mil.
O aumento da presença incluirá vários esquadrões de aviões de combate e aeronaves de ataque, disse a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, aos repórteres. Autoridades dos EUA informaram que o total inclui pequenos números de outras tropas para aumentar a presença também.
O pessoal adicional inclui esquadrões de caças F-15E, F-16 e F-22, além de aeronaves de ataque A-10, e o pessoal necessário para apoiá-los. Os jatos deveriam ser rotacionados para substituir os esquadrões já presentes, mas, em vez disso, tanto os esquadrões existentes quanto os novos permanecerão para dobrar o poder aéreo disponível.
Incursões por terra
Veículos militares posicionados no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, em meio a tensões com o Hezbollah, em 30 de setembro de 2024.
Jim Urquhart/ Reuters
Israel informou aos Estados Unidos que já iniciou operações por terra no Líbano, disse nesta segunda-feira (30) o Departamento de Estado dos EUA.
Em comunicado, o departamento afirmou que as incursões são pontuais — ainda não se trata de uma grande invasão por terra — e acontecem perto da fronteira com o Líbano.
Israel também informou aos EUA que fará uma grande invasão por terra em busca de alvos do Hezbollah e que pode começar a incursão já nesta segunda-feira (30), segundo a rede de TV CBS com base em fontes do governo norte-americano.
Desde semana passada, o governo israelense tem dado indicações de que invadirá o Líbano por terra como parte da guerra que trava contra o Hezbollah — desde que iniciou sua ofensiva contra o grupo extremista, há dez dias, Israel tem atacado o Líbano, onde o grupo atua, por meio de bombardeios.
A CBS afirmou, de acordo com membros do governo norte-americano, que Israel notificou Washington nesta segunda e disse que a operação pode começar já nesta tarde.
Nesta manhã, o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, visitou tropas que foram deslocadas nos últimos dias para a fronteira com o Líbano e disse que “a próxima fase da guerra começará em breve”.
Mas, ao longo do fim de semana, o Exército israelense já realizou incursões por terra neste fim de semana, afirmou nesta segunda-feira (30) uma reportagem do jornal “The New York Times”.
Com base em fontes do Exército israelense, o The New York Times afirmou que soldados fizeram incursões pontuais no sábado (28) e no domingo (29) para estudar o terreno para uma possível operação por terra.
Uma incursão pela via terrestre significaria que Israel chegaria mais perto de uma “guerra total” no Líbano, que é quando as partes utilizam todos os recursos disponíveis para alcançar a vitória. A opção é temida pelo Ocidente e por países do Oriente Médio, onde a guerra pode escalar e virar um conflito generalizado.
No domingo (29), o presidente dos EUA, Joe Biden, pediu que ambos os lados evitem a guerra total.
Nesta segunda, o Pentágono enviou um questionamento formal a Israel perguntando se a operação por terra é de fato iminente.
Israel intensifica os ataques ao Líbano e ao Iêmen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *