Eleição no Reino Unido: líder da extrema direita e ‘pai do Brexit’ consegue vaga no Parlamento após perder 7 eleições

0

Nigel Farage, do Partido Reformista, venceu com ampla vantagem na cidade de Clacton-on-Sea. Político prometeu criar movimento para ser mais competitivo nas próximas eleições. Nigel Farage após ser eleito para o Parlamento do Reino Unido, em 4 de julho de 2024
REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Nigel Farage, conhecido como “pai do Brexit” e líder da extrema direita pelo Partido Reformista, conseguiu uma vaga no Parlamento do Reino Unido pela 1ª vez, após perder sete eleições. Os resultados foram divulgados na noite de quinta-feira (5).
Aos 60 anos, Farage foi eleito pela cidade inglesa de Clacton-on-Sea. Em discurso da vitória, ele disse que tem o plano de construir um movimento nacional de massa nos próximos anos. A ideia é ser mais competitivo nas eleições de 2029.
Segundo as projeções da mídia britânica, o Partido Reformista deve ganhar espaço no Parlamento do Reino Unido. Até a última atualização desta reportagem, a legenda havia conquistado 4 assentos, conta 1 da última eleição.
Apesar de nunca ter sido eleito para o Parlamento britânico, Farage teve mandato de duas décadas no Parlamento Europeu. A atuação dele levou conservadores britânicos a convocar o referendo de 2016 sobre a adesão à União Europeia, resultando no Brexit.
A principal linha de ataque dos Reformistas no Parlamento do Reino Unido deve ser a imigração. O partido quer limitar a entrada de estrangeiros no país e evitar que recém-chegados recebam benefícios do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *