Bolívia é incorporada como membro pleno do Mercosul

0

O presidente do país, Luis Arce, participará da cúpula do bloco econômico no domingo (7), no Paraguai. Presidente da Bolívia, Luis Arce, durante coletiva de imprensa na Casa Grande do Povo, onde estão instalados os escritórios presidenciais do país.
Reuters
A Bolívia aderiu formalmente ao Mercosul nesta sexta-feira (5). A informação foi divulgada pelo presidente do país, Luis Arce, na rede social X (ex-Twitter), após ele promulgar uma lei aprovada pelo Congresso boliviano.
“A incorporação da Bolívia como país-membro do Mercosul tem um caráter estratégico e nos converte em um eixo articulador na região”, escreveu Arce.
LEIA TAMBÉM
Militares tentam dar golpe de Estado na Bolívia, mas ato é desmobilizado
Itamaraty considera ‘lamentável’ ausência de Milei na Cúpula do Mercosul
Mercosul e associados condenam tentativa de golpe na Bolívia
A norma foi aprovada em 14 de junho pela Câmara de Deputados do país e sancionada pelo Senado boliviano na última quarta-feira (3). Após ser promulgada, a lei entrará em vigor em 30 dias.
“É um momento muito histórico para a Bolívia, para os setores produtivos e para os bolivianos que vivem e são parte do Mercosul”, destacou a chanceler boliviana, Celinda Sosa, em declarações à imprensa nesta sexta.
“Um sonho que se tornou realidade depois de muitos anos”, que “possamos participar desde bloco, o quinto bloco econômico mais importante do mundo”, destacou a ministra.
Luis Arce participará da cúpula do Mercosul no domingo (7), no Paraguai. Na segunda-feira (8), ele receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cidade de Santa Cruz, ao leste do país.
A cúpula do Mercosul também deve finalizar a entrada da Bolívia como membro pleno do bloco, criado em 1991 pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
A adesão da Bolívia já havia sido ratificada pelos países membros do Mercosul.
Milei não irá à Cúpula do Mercosul, onde estará Lula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *