Escadaria e faixa de areia da praia do Sancho são interditadas para manutenção geológica em Noronha

0

Segundo ICMBio, trabalho vai ser executado na quarta (15). Visitação pode ser feita por barco. Praia do Sancho faz parte do Parque Nacional Marinho
Ana Clara Marinho/TV Globo
A escadaria e a faixa de areia da praia do Sancho vão ser interditadas, em Fernando de Noronha, na quarta (15) por causa de uma manutenção geológica preventiva. Por isso, os turistas e os moradores terão a opção de visitar o Sancho de barco.
A informação foi divulgada nesta terça (14), pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em fevereiro, a área do Sancho foi eleita a ‘melhor praia do mundo’ pela sexta vez pelos site especializado em viagens TripAdvisor. Ela faz parte do Parque Nacional Marinho.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio, o trabalho de manutenção e a interdição ocorrem apenas na quarta.
Na quinta-feira (9), os geólogos iniciaram a manutenção preventiva em outros três atrativos do parque, Abreu, Pontinha-Caieira, e Capim-Açu. Os serviços não interferiram no funcionamento dos atrativos.
Manuteção gerológica é feita nos atratativos no parque
ICMBio Noronha/Divulgação
Os trabalhos preventivos começam no ano passado, quando um estudo geológico elaborado por especialistas mapeou os pontos que recebem visitação.
O estudo indicou a necessidade de limpeza regular das rochas e fragmentos que possam aumentar o risco de acidentes nas trilhas.
A análise, realizada em maio de 2022, na escadaria e na trilha da Praia do Sancho e da Baía dos Porcos indicou que existia um “risco alto” de desmoronamento.
Um dos responsáveis pelo estudo foi o geólogo Fábio Reis, que também é engenheiro civil e trabalhou na análise da área de Furnas, em Capitólio (MG), onde o desabamento de pedras em um cânion deixou dez mortos.
Os especialistas indicaram ações preventivas nas praias, que fazem parte do Parque Nacional Marinho.
O Instituto Chico Mendes informou que, ao longo dos últimos dez meses, foram feitas melhorias de redução do risco geológico, como a adoção do uso de capacete para acesso à trilha da Baía dos Porcos.
VÍDEOS: Mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *